EDUCAR E AMAR SÃO A MESMA COISA?
PALESTRA
ALVARO PAIS E PROFESSORES
SALDANHA DA GAMA PAIS E PROFESSORES
POR
WILLIAM SILVA
PSICANALISTA
Fazer a pergunta...EDUCAR E AMAR SÃO A MESMA COISA?
Res: Não, porem caminham de mãos dadas, é o casamento perfeito.
Amar é algo inerente ao ser humano, é alguma coisa que, é porque é, amor é algo que une vários sentimentos positivos em torno de alguém ou algo, como disse o poeta “É UM LUXO RADIOSO DE SENSAÇÕES", Ou como disse Gil, “O AMOR ESTENDE-SE AO INFINITO A ESTE IMENSO MONOLITO NOSSA ARQUITETURA" se referindo ao planeta Terra E AO SER HUMANO.
Quando nós proferimos a palavra amor referimo-nos a alguma coisa que é diferente em cada pessoa e que não pode ser descrita, pois se trata de um sentimento ou vários sentimentos unidos na direção do bem, do belo e do gostoso. Aquilo que amamos sempre nos parece perfeito, e é perfeito na nossa óptica, mesmo que para o outro pareça um porcaria.
O amor maternal é a expressão máxima do amor infinito e incondicional, a mãe sente o filho desde o inicio da gestação e por mais que esse filho não seja desejado, que a gravidez seja um acidente, ao conviver com a criança a mágica acontece, o amor aparece, isso acontece também com o cuidado, aquele que cuida da criança, com os pais adotivos etc.. Isso vale dizer que existe algo inexplicável que acontece dentro de nós, que explode em desejos de carinho, cuidado, desvelo, preocupações com o bem estar, gera sonhos de futuro, e assim acaba ocupando um lugar de destaque na nossa vida. Mesmo que não queiramos, amamos e pronto.
A maior demonstração de amor maternal e incondicional que já vi até hoje foi a da mãe do MANÍACO DO PARQUE COM OS JORNALISTAS.
O que é educar?
Res: È comunicar algo.
Amar é saber dizer não?
Resp: è dizer sim
Existem duas formas de comunicação que levam o nome de educação:
A) a comunicação emocional e afetiva que visa transmitir usos e costumes e suprir a necessidades básicas do ser humano (vem de casa)
B) a comunicação sócio/cultural que tem por finalidade dar um sentido histórico a estes usos e costumes (papel dos pais e da escola)
Caso do MOLEQUE MINEIRINHO
Quando lidamos com os nossos filhos estamos mesmo que sem dizer nada educando, estamos mostrando através de atos e comportamentos como eles devem lidar com as situações da vida, nossos filhos não fazem o que nós mandamos ou dizemos para eles fazerem, eles se comportam e agem como nós agimos e nos comportamos, quando estamos na presença de uma criança devemos ter um cuidado redobrado com o que falamos e fazemos com as reações que temos e com o nosso senso de justiça, a reação que temos será copiada de uma maneira muito forte pelos pequeninos, ou idêntico ou completamente o oposto, depende de como o pequeno vê a nossa ação, como nunca sabemos o que eles estão vendo, devemos redobrar a atenção com as ações e palavras.
PARA BEM EDUCAR DEVEMOS SE EDUCADOS.
PARA MELHORAR NOSSOS FILHOS DEVEMOS NOS MELHORAR
HISTORIA DO PAI OCUPADO E A CRIANÇA PEDE DINHEIRO PARA COMPRAR UMA HORA DE ATENÇÃO DO PAI COM O FINAL a menino mesmo já tendo atenção do pai continua pedindo dinheiro, quando questionado pelo pai a criança responde que ela quer começar a guardar dinheiro desde já para que o filho dele não tenha que ficar sem mim tanto tempo. E que eu não tenha que ficar sem brincar com meu filho por causa de dinheiro.
Nossas atitudes ficam marcadas na psique, ou seja, na alma de nossos filhos.
È por este motivo que devemos ter um senso de justiça muito apurado, ou o melhor possível, devemos ouvir o que os nossos filhos têm a dizer, pois por mais que pareça para nós algo sem importância, para eles é muito importante, muitas vezes nos comportamos como, cegos, surdos e mudos, com respostas do tipo.
NÃO TENHO TEMPO AGORA, DEPOIS VC ME CONTA.
LA VEM VC COM ESTE PAPO OUTRA Vez...
FAZ ASSIM PORQUE EU ESTOU MANDANDO..
CALA BOCA MOLEQUE...
NÃO ENCHE MEU SACO....
Porém a pior delas é a HUMMMMMM TÀ.
HISTÓRIA DA GARÇONETE.
Estas respostas fruto da nossa impaciência tão comuns para muitos de nós, trás em quem ouve um sentimento de injustiça, e a partir dai uma busca sem trégua de justiça. Para obter esta justiça não existe escrúpulo, nem bom senso, a criança passa a ser mal criada, respondona, arteira, chegando até a ingressar no mundo do crime por não acreditar que um dia possa ser tratado com respeito e justiça.
Como reverter este quadro, como lidar com as situações que já se instalaram no comportamento do meu filho.
CRIAR A CORRENTE DO BEM!!
Comecemos nós a atender suas necessidades, e permitir-lhes até alguns caprichos, responder-lhes as perguntas com docilidade e candura sem perder a firmeza.
EDUCAR É DIZER SIM!
Sim para o bom!
Sim para o legal!
Sim para o belo!
Ficamos muito preocupados em impedir o errado alertamos sobre os perigos da vida, e nos esquecemos de mostrar o certo e bom o bonito o gostoso.
Devemos falar para ele o que ele deve fazer, o que é legal, dizer sim para o bom, substituir o:
NÃO FAÇA ISSO, pelo.
FAÇA AQUILO
Um ABRAÇO UM BEIJO FALA MAIS QUE MIL PALAVRAS, UM SORRISO REVERTE QUALQUER TRISTEZA.
Vamos montar uma corrente do bem, vamos abraçar nossos filhos todos os dias, e reforçar o que ele esta fazendo de bom, vamos dizer o que esperamos dele com palavras fáceis de entender, vamos dar-lhes missões que estejam ao alcance da suas capacidades.
E nunca nos esquecermos que eles são CRIANÇAS de tem o direito de BRINCAR de ERRAR e de fazer novamente quantas vezes forem necessárias.
NESTE DIA DAS MÃES, SEJA A MELHOR MÃE!!!
FELIZ DIA DAS MÃES
Nenhum comentário:
Postar um comentário